Agora nossos ouvintes podem nos acompanhar ao vivo

The radio program AfroBrasil, is a program designed for all members of traditional People Afro-Brazilians, of religious communities, students, professionals connected to the black movement, researchers, followers of Umbanda, Candomblé, Jurema, Santeria, Encanteria, etc. An all the general public. Let the air every Friday from: 18:00 to 19:00pm, Radio Tabajara waves.

Welcome!

Ouça-nos ao vivo nas sextas feiras das 19:00 às 20:00hs (horário do nordeste brasileiro) pelo link da rádio:
Hear us live on Fridays from 19:00 to 20:00pm (time of northeastern Brazil) by the radio link:

http://www.paraiba.pb.gov.br/tabajara-am



sábado, 9 de outubro de 2010

Programa 28 - Candomblé de Caboclos

Vigésimo Oitavo programa, sobre o culto aos Caboclos.

Candomblé de caboclo
Candomblé de caboclo é todo candomblé que além do culto aos orixás, voduns ou nkisis, cultua também espíritos ameríndios chamados de entidades, catiços ,caboclos , boiadeiros ou gentileiros.
Inicialmente na bahia os candomblés não tradicionais, eram na maioria caboclos, que é um culto celebrado à parte do culto dos orixás, e em muitas casas de candomblé, existe um salão à parte do barracão principal, onde se celebram os candomblés de caboclo.
Inicialmente o culto originou-se na nação de candomblé de angola, mas hoje, se é cultuado também em muitas casas de outras nações de candomblé como ketu e jeje.

Peculiaridade
O caboclo exerce um papel fundamental no relacionamento da comunidade afro brasileira, pois fala o idioma português, "mesmo com erros grotescos", papel que os orixás só fazem no idioma africano, chamado yoruba, assim conquistando a popularidade dos crentes, que não entendem ou fala a língua dos orixás. São encarregados de trazer mensagens dos seus ancestrais, principalmente de entes queridos desencarnados há pouco tempo, aconselha os desesperados, indicando sempre um novo caminho, indica banhos de folha sagrada e pequenas oferendas para resoluções dos seus problemas.

Clique no link abaixo e ouça o programa afrobrasil sobre o Candomblé de Caboclo:




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você pode comentar à vontade